top of page
Buscar
  • pedalagreen

O PODER DE INCLUSÃO DA BICICLETA NO PEDALA GREEN



A bicicleta é uma ótima ferramenta para combater o estresse, superar a depressão e também para a inclusão de pessoas com autismo. Nos passeios do Pedala Green o respeito à pessoa e a possibilidade dela ter momentos de alegria, lazer e socializar com pessoas que curtem a bicicleta


A bicicleta e seu poder de inclusão, muitas vezes silencioso, mas de grande impacto nas pessoas que de uma forma ou de outra se sentem fortalecidas ou envolvidas com esse meio. Nos eventos do Pedala Green – e da Associação Pedala Brasil de Ciclismo cada vez mais os organizadores recebem relatos de pessoas que estão utilizando a bike para superar a depressão e que os passeios promovidos onde a interação com pessoas e a vivência no espaço saúde ou mesmo nas atividades recreativas, mostraram-se altamente motivacionais.

No último Pedala Green realizado na cidade de São Paulo, no CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), houve um caso exemplar desse poder de inclusão, enquanto o staff do evento fazia a distribuição dos kit’s, SizoneideMarchiorimãe de Guilherme se aproximou e disse que não havia feito sua inscrição, mas gostaria de ter a camisa do evento para seu filho Guilherme de 14 anos que é autista. A organização, atendeu o pedido e fez um convite para que os dois aproveitassem o espaço Solidário onde o garoto e sua mãe pedalaram também para contribuir com a ação de cada quilômetro pedalado um litro de leite para o o Núcleo Assistencial Anjos da Noiteque há mais de duas décadas realiza ações de resgate de autoestima e reintegração social de pessoas em situação de rua.


Segundo Wanderley Gonzales, promotor do evento, “Procuramos a inclusão das pessoas, e conversando com a dona Sizoneide, ela nos contou que o garoto era autista e das dificuldades dessa patologiamas que ele andava de bicicleta; assim entregamos o kit e reiteramos o convite para que viessem pedalar. E os dois nos surpreenderam pois no domingo haviam feito todo o percurso e o garoto mostrava muita felicidade e transmitia a sensação de que estava se divertindo junto a uma grande quantidade de ciclistas e a mãe nos contou da alegria de ver seu filho participando. Isso para nós que buscamos incentivar as pessoas a pedalar é de uma emoção sem igual”.

Guilherme que foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade, pedala desde os 5 anos e participou do Pedala Green, realizado no domingo(4/7) e que contou com a participação de mais de mil inscritos. Para a equipe que trabalhou no evento e conheceu o garoto sua inclusão no pelotão foi o maior exemplo do que a bicicleta pode fazer pelas pessoas.

Para Guilherme e sua mãe, o Pedala Green, foi mais um desafio, pois seria a primeira vez que ele estaria pedalando em um grupo tão grande, mas com a devida atenção, instruindo seu filho e com toda a segurança de um percurso totalmente isolado dos carros. “Ele se sentiu seguro e nos divertimos bastante; a inclusão e eventos assim abertos e gratuitos são muito importantes”, destacou Sozineide.

Se você quer pedalar em um dos nossos eventos, prepare-se, em breve as cidades de Amparo, Ribeirão Preto e novamente na São Paulo, no bairro do Pacaembu receberão os passeios e atividades do Pedala Green. Fique atento às nossas mídias sociais, inscreva-se e convide seus familiares e amigos, quem sabe você não tem alguém especial ao seu lado que também precisa de incentivo e apoio para curtir a bicicleta.


O Pedala Green é uma realização da Associação Pedala Brasil de Ciclismo com o patrocínio da Alelo








20 visualizações0 comentário
bottom of page